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Os desenvolvedores de jogos estão lutando para permanecer produtivos durante a pandemia



'A atmosfera geral de ansiedade é impossível ignorar completamente'

Como a pandemia continua a manter as pessoas dentro, alguns empregos mudaram da cultura do escritório para o trabalho em casa. Para os desenvolvedores que se adaptam a essa nova realidade, muitos dizem que estão lutando para manter o foco e a produtividade sob as novas condições, de acordo com uma nova pesquisa publicada pela GDC. Os resultados, divulgados hoje, incluem quase 2.500 desenvolvedores.


Dos que responderam à pesquisa, 70% disseram que passaram a trabalhar em casa. Os trabalhadores citaram problemas específicos em relação aos cuidados com as crianças, comunicação, distrações e ansiedade geral em relação a problemas maiores. "O maior desafio geral da equipe foi gerenciar o estresse ambiental", escreveu um entrevistado. "Todos foram afetados pela pandemia de alguma maneira, mesmo que não diretamente, e é impossível ignorar completamente a atmosfera geral de ansiedade".

Logo após o início da quarentena de muitos funcionários americanos, os desenvolvedores que conversaram com o The Verge citaram problemas semelhantes. Enquanto alguns, como desenvolvedores da Bungie, rapidamente se empenharam na criação de infraestrutura para que seus funcionários se ajustassem em casa, outros lutaram para focar em geral.

Embora a pesquisa da GDC mostre que os trabalhos de desenvolvedor não foram afetados pela COVID até agora - 8% relataram perda de emprego devido à pandemia -, é mais difícil explicar o impacto na saúde mental. Enquanto 32% relataram sentir que a produtividade havia diminuído em casa, os desenvolvedores também relataram que sua criatividade diminuiu um pouco (28%) ou diminuiu bastante (7%). No entanto, isso não aponta necessariamente para problemas com o próprio lar. Como disse um entrevistado: "A situação geral (problemas financeiros no nível da empresa, reuniões adicionais e despesas gerais, ansiedade indo ao supermercado) provavelmente é mais a culpa do que ficar em minha casa".

Os negócios parecem ter sido "afetados de maneira significativa", dizem os pesquisadores, "com alguns observando aumentos nos ganhos, enquanto outros sofrem retrações significativas nos negócios". Trinta e sete por cento dos entrevistados relataram que os negócios em geral são "praticamente iguais", enquanto outros 24% disseram que "aumentaram um pouco". Nos dois lados do espectro, 7% disseram que seus negócios aumentaram bastante, enquanto outros 8% disseram que diminuiu bastante. Aproximadamente 33% dos desenvolvedores, ou 1 em cada 3, dizem que tiveram um jogo atrasado.

A indústria de jogos, notória pela crise, ainda pode precisar lidar com a forma como os funcionários encontram o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho sob essas novas condições. Muitos desenvolvedores (39% no total) dizem que estão trabalhando mais horas do que na pré-pandemia. "É mais difícil estabelecer limites quando se trabalha em casa", escreveu um deles. “Você sente que está em casa, então não há problema em 2, 3, 4 ou mais horas extras. A empresa também incentiva a crise (não remunerada). ”

Quanto ao que o futuro reserva, mais da metade dos desenvolvedores (64%) afirma que suas empresas adotaram novas práticas e processos que continuarão quando o bloqueio terminar. Para alguns, isso significa mais liberdade para trabalhar em casa. "Tivemos que fazer algumas alterações em nossas tarefas diárias para compensar não estar em nosso escritório trabalhando fisicamente juntos, mas elas provaram aumentar nossa eficiência e produtividade", escreveu um desenvolvedor. "Ultimamente falamos sobre adotar a configuração do escritório em casa, mesmo após a pandemia."

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